quinta-feira, 26 de março de 2015

A Barbie que fala e espia os seus filhos




          
Com um clique na fivela do cinto, as crianças podem falar com a 'Hello Barbie'


Nova boneca com inteligência artificial causa polémica.
Por P.Z.G.
Comemorou recentemente os seus 56 anos, mas só agora a boneca mais famosa do mundo vai ter voz própria. A Hello Barbie tem um dispositivo de gravação de voz e inteligência artificial. Pressionando a fivela do cinto da boneca, as crianças vão poder falar com ela e, depois de o conteúdo ser enviado para a cloud (via wi-fi) e ser analisado, esta responde convenientemente, ao estilo do Siri, tecnologia presente nos iPhones.

A Hello Barbie só vai ser lançada em dezembro, a tempo do Natal de 2015, mas já está a causar polémica nos Estados Unidos. A Campanha pela Infância sem Fins Comerciais (CCFC, na sigla original) organizou uma petição online, exigindo ao diretor da Mattel (empresa que produz a boneca), que pare imediatamente a produção da nova Barbie.

Os pais norte-americanos estão preocupados com a segurança e privacidade das crianças, uma vez que a política da ToyTalks – responsável pelo software da Barbie falante – prevê que as conversas gravadas sejam guardadas e a informação pessoal seja distribuída a terceiros.

"As crianças têm conversas particularmente pessoais e íntimas com os peluches e bonecas. Confiam e revelam coisas de uma maneira muito diferente do que se estiverem a brincar com uma aplicação móvel de voz. A Hello Barbie vai espiar as conversas privadas, não só das crianças como também dos pais, e o descontentamento vai continuar a crescer", afirma  Josh Golin, diretor da CCFC, ao site TechNewsWorld.

A petição contra a Hello Barbie já conta com quase 6 mil assinaturas. A Mattel quis apostar nesta boneca para "atualizar e dinamizar a imagem da marca e da Barbie", estreitando as relações entre o produto e a criança através da interatividade.


Apresentação da 'Hello Barbie'

Nenhum comentário:

Postar um comentário