P. Ensino


          



UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE PEDAGOGIA

 








PLANO DE ENSINO
                                                                                                                      

DEPARTAMENTO

PEDAGOGIA
ANO/SEMESTRE
2015/1
ATIV.INTEGRANTE
SEXUALIDADE(S) E INFÄNCIA(S)
TURNO
VESPERTINO
CARGA HORÁRIA
60 horas
CRÉDITOS
04
PROFESSORA
AMANDA MAURICIO PEREIRA LEITE                 E-Mail: amandaleite@uft.edu.br 

 1. EMENTA

Noções básicas de educação sexual como tema transversal nos currículos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Família e escola frente à educação sexual. Manifestações da sexualidade e seus reflexos na prática pedagógica. Subsídios para a elaboração de projetos de educação sexual na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

 2. HORÁRIO DAS AULAS

DIA DA SEMANA
HORÁRIO
Terça-feira
15h às 18h30min
  
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as/aos futuras/os educadoras/res situações e/ou informações que lhes permitam refletir sobre a inserção e expressão da sexualidade e da Educação Sexual no contexto da escolarização brasileira, encontrando possíveis modos de intervenção e práticas pedagógicas.

3.2 OBJTIVOS ESPECÍFICOS
·       Compreender a Educação Sexual como campo de conhecimento que possibilita a reflexão sobre corpo, gênero e sexualidade(s) na escola;
·       Entender que o desenvolvimento humano e a sexualidade não são apenas processos biológicos, mas estão intimamente vinculados a fatores socioeconômicos, políticos e culturais;
·       Problematizar a sexualidade e sua expressão no desenvolvimento humano e nos processos educacionais;
·       Traçar ações visando à prática pedagógica frente a uma educação sexual com crianças da Educação infantil e/ou dos Anos Iniciais;
·       Criar material pedagógico que possibilite a abordagem dos temas propostos com crianças de diferentes idades;

 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE 1 – CONCEITUAÇÃO BÁSICA À LUZ DO CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO                             
1.1.   Educação, Educação Sexual, sexualidade, identidades culturais
1.2.   Abordagens contemporâneas sobre a Educação Sexual
1.3.   A Educação Sexual na escolarização brasileira
1.4.   Políticas Públicas de Educação - os PCNs e os Temas Transversais
UNIDADE 2 - INFÂNCIA
2.1. Manifestações da sexualidade infantil
2.2. Recursos didáticos voltados ao trabalho de educação sexual infantil.
UNIDADE 3EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
3.1. A Educação Sexual na Escola – aulas, projetos e produções.
3.2. Subsídios para a elaboração de projetos de educação sexual na educação infantil.
UNIDADE 4 – TEMAS AFINS
4.1. O gênero e a docência
4.2. Educação Sexual: relações entre Escola-família
4.3. As novas configurações familiares
4.4. Corpo: matriz da sexualidade e dos prazeres – eros, erostimos e processo pedagógico
4.5. PCNS vol. 10 e outros documentos

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas dialogadas; leituras; atividades individuais e em pequenos grupos; micro-seminários; dinâmicas; filmes/documentários; produções textuais e/ou de outra esfera como: exposições, audiovisuais, entrevistas, confecção de material pedagógico e uso de um blog coletivo.


6. CRONOGRAMA DAS AULAS

MÊS
Semana (terça-feira)
Novembro
06 – 13* – 20 – 27
Dezembro
04 – 11 – 18
Janeiro
02 a 31 (Férias Docente)
Fevereiro
05 – 12 – 19 – 26
Março
05 – 12 – 19* – 26
Abril
02* – 09 – 16 –23
17 encontros + estudos dirigidos Carga horária total 60h
Observações
A)      Para completar o número de 18 encontros e não ter a necessidade de repor o feriado de 19/03/15  (Feriado Municipal em Palmas) e 02/04/15 (Quinta-feira Santa /Ponto Facultativo - recesso) em outra data, sugiro a realização de atividades extras;
B)      13/11/14 XI Simpósio de Educação - UFT
C)       As faltas reprovam! Atente-se aos 75% de presença nas aulas! (Isto significa que você poderá ter no máximo 16 faltas e cada aula corresponde a 4horas/aula)

 7. AVALIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO: contribuições constantes e qualitativas em todas as atividades propostas em sala e/ou no blog;
FREQÜÊNCIA E PONTUALIDADE: entendida como compromisso de construção coletiva e individual da aprendizagem. Assim sendo, será considerada a pontualidade nos encontros, bem como na entrega dos trabalhos propostos.
PRODUÇÕES (TEXTUAIS, AUDIOVISUAIS, MATERIAL DIDÁTICO, ETC): As produções serão orientadas previamente quanto aos procedimentos para sua realização. Poderão ser realizadas individual ou coletivamente.
Deverão conter:
a)       Consistência argumentativa, fundamentação teórica, clareza, coerência, coesão textual.
b)       Atendimento as normas da ABNT.
c)       Respeito ao prazo de entrega dos trabalhos solicitados (a cada dia de atraso será descontado 0,5 pontos do trabalho em questão).
(sugestão) FICHA REGISTRO DE CONHECIMENTOS As fichas deverão trazer conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que se tinha antes do momento da leitura do texto base, bem como os conhecimentos adquiridos posteriormente a leitura, de modo a problematizar aspectos relevantes de cada temática.

IMPORTANTE:
A equação avaliativa será à MF = N1 + N2 : 2
N1 = Produção Textual (10) + Produção Oral – seminário e/ou produção de audiovisual (10)
N2 = Leituras dos textos e participação nas atividades propostas* (5) + Pontualidade e frequência (5).

*Pequenas produções textuais tais como registros, fichamentos de textos, resenhas e esquemas poderão ser pedidos ao longo do semestre e incorporados à N2.

          8. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BÁSICO
CAMARGO, Ana Maria Faccionli de. Sexualidade(s) e Infancia(s): a sexualidade como tema transversal. São Paulo: Moderna: Campinas – SP, 1999.
FURLANI, Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igaulade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LEITE, Amanda M. P. Educação, gênero e sexualidade: entreolhares e problematizações. In: LEITE, Amanda Mauricio Pereira; ROSA, Rogerio Machado (Org.) Módulo 3: educação, escola e violências. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011.
LOPES, Cida. Coleção Sexo e Sexualidade. [S.L.] BrasiLeitura, [2000].

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação – Uma perspectiva pós-estruturalista. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado – Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

NECKEL, Jane Felipe. Erotização dos Corpos Infantis. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F., GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade – um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.53-65, 2003.
PCNs. 1997. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COMPLEMENTAR - Obs.: Novas obras poderão ser incluídas de acordo com os diálogos estabelecidos em aula.
ARIÈS, Philippe. Historia social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
CANDIA, Caterina Ma3rassi; BOTELLA, Marcedes Palop; LOPEZOSA, Pilar Millagón e MORFA, José R. Díaz. Minha Primeira Coleção de Iniciação Sexual e Afetiva. São Paulo: Impala Brasil Editores, 1996.
FURLANI, Jimena. Educação Sexual: do estereótipo à representação – argumentando a favor da multiplicidade sexual, de gênero e étnico-racial. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Corpo, Gênero e Sexualidade – Discutindo práticas educativas. Rio Grande: Editora da FURG, pp.46-58, 2007.
FURLANI, Jimena. Mitos e Tabus da Sexualidade Humana – subsídios ao trabalho em Educação Sexual. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F. & GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade. Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.09-27, 2003.
POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org). Documentos de Identidade – uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001a.                                                                                                                              
INSTRUÇÕES SOBRE O BLOG
Uma das ferramentas a serem utilizadas a fim de estabelecer diálogo entre as temáticas elencadas no item 4 do referido Plano de Ensino, é o blog. Ao longo do semestre, algumas atividades (individuais e coletivas) serão solicitadas. Para tanto, você precisará acessar este espaço para contribuir com a discussão reflexiva. O caminho é bem simples. Click em: uftped.blogspot.com e acesse a reportagens, filmes, exposições e temas afins sobre as temáticas abordadas nas unidades de ensino deste plano. Como se trata de uma construção coletiva, você deverá participar ativamente construindo também este espaço enviando sugestões e postagens.
à Boa navegação!

Palmas, 2015                                        Profa. Me. Amanda Leite


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