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PLANO
DE ENSINO
DEPARTAMENTO |
PEDAGOGIA
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ANO/SEMESTRE
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2015/1
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ATIV.INTEGRANTE
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SEXUALIDADE(S)
E INFÄNCIA(S)
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TURNO
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VESPERTINO
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CARGA
HORÁRIA
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60
horas
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CRÉDITOS
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04
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PROFESSORA
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AMANDA
MAURICIO PEREIRA LEITE E-Mail: amandaleite@uft.edu.br
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1. EMENTA
Noções básicas de educação sexual como
tema transversal nos currículos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.
Família e escola frente à educação sexual. Manifestações da sexualidade e seus
reflexos na prática pedagógica. Subsídios para a elaboração de projetos de
educação sexual na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
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2. HORÁRIO DAS AULAS
DIA DA SEMANA
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HORÁRIO
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Terça-feira
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15h às 18h30min
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3. OBJETIVOS
3.1
OBJETIVO GERAL
Proporcionar as/aos futuras/os
educadoras/res situações e/ou informações
que lhes
permitam refletir sobre
a inserção e expressão da sexualidade e da Educação
Sexual no contexto
da escolarização brasileira,
encontrando possíveis modos de intervenção
e práticas pedagógicas.
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3.2
OBJTIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender a Educação Sexual como campo de conhecimento que
possibilita a reflexão sobre corpo, gênero e sexualidade(s) na escola;
· Entender que o
desenvolvimento humano e a sexualidade não são apenas processos biológicos,
mas estão intimamente vinculados a fatores socioeconômicos, políticos e
culturais;
· Problematizar a sexualidade e sua
expressão no desenvolvimento
humano e nos
processos educacionais;
· Traçar ações visando à prática pedagógica
frente a uma educação
sexual com
crianças da Educação infantil e/ou dos Anos Iniciais;
· Criar material
pedagógico que possibilite a abordagem dos temas propostos com crianças de
diferentes idades;
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4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE
1 – CONCEITUAÇÃO BÁSICA À
LUZ DO CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO
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1.1. Educação,
Educação Sexual,
sexualidade, identidades
culturais
1.2. Abordagens contemporâneas sobre a Educação
Sexual
1.3. A Educação Sexual na escolarização brasileira
1.4. Políticas Públicas de Educação - os PCNs e os Temas
Transversais
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UNIDADE 2 - INFÂNCIA
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2.1. Manifestações
da sexualidade infantil
2.2. Recursos
didáticos voltados ao trabalho
de educação sexual
infantil.
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UNIDADE 3 – EDUCAÇÃO
SEXUAL NA ESCOLA
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3.1. A Educação
Sexual na Escola – aulas, projetos e
produções.
3.2. Subsídios para a
elaboração de projetos de educação sexual na educação infantil.
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UNIDADE 4 – TEMAS AFINS
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4.1. O gênero e a
docência
4.2.
Educação
Sexual: relações entre Escola-família
4.3. As novas configurações familiares
4.4. Corpo: matriz da sexualidade e dos
prazeres – eros, erostimos e processo pedagógico
4.5. PCNS vol. 10 e outros documentos
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5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A disciplina
será desenvolvida mediante aulas expositivas dialogadas; leituras; atividades
individuais e em pequenos grupos; micro-seminários; dinâmicas; filmes/documentários;
produções textuais e/ou de outra esfera como: exposições, audiovisuais, entrevistas,
confecção de material pedagógico e uso de um blog coletivo.
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6. CRONOGRAMA DAS AULAS
MÊS
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Semana (terça-feira)
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Novembro
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06 – 13* – 20 –
27
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Dezembro
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04 – 11 – 18
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Janeiro
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02 a 31 (Férias
Docente)
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Fevereiro
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05 – 12 – 19 – 26
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Março
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05 – 12 – 19* – 26
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Abril
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02* – 09 – 16 –23
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17 encontros + estudos dirigidos Carga horária total
60h
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Observações
A) Para completar o número de
18 encontros e não ter a necessidade de repor o feriado de 19/03/15 (Feriado Municipal em Palmas) e 02/04/15
(Quinta-feira Santa /Ponto Facultativo - recesso) em outra data, sugiro a
realização de atividades extras;
B) 13/11/14 XI Simpósio de
Educação - UFT
C) As faltas
reprovam! Atente-se aos 75% de presença nas aulas! (Isto
significa que você poderá ter no máximo 16 faltas e cada aula corresponde a
4horas/aula)
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7. AVALIAÇÃO
PARTICIPAÇÃO:
contribuições constantes e qualitativas em todas as atividades propostas em
sala e/ou no blog;
FREQÜÊNCIA E
PONTUALIDADE: entendida como compromisso de
construção coletiva e individual da aprendizagem. Assim sendo, será
considerada a pontualidade nos encontros, bem como na entrega dos trabalhos
propostos.
PRODUÇÕES (TEXTUAIS, AUDIOVISUAIS,
MATERIAL DIDÁTICO, ETC): As produções serão
orientadas previamente quanto aos procedimentos para sua realização. Poderão
ser realizadas individual ou coletivamente.
Deverão
conter:
a) Consistência
argumentativa, fundamentação teórica, clareza, coerência, coesão textual.
b) Atendimento
as normas da ABNT.
c) Respeito
ao prazo de entrega dos trabalhos solicitados (a cada dia de atraso será
descontado 0,5 pontos do trabalho em questão).
(sugestão) FICHA
REGISTRO DE CONHECIMENTOS
As
fichas deverão trazer conhecimentos prévios, ou seja, aqueles que se tinha
antes do momento da leitura do texto base, bem como os conhecimentos
adquiridos posteriormente a leitura, de modo a problematizar aspectos
relevantes de cada temática.
IMPORTANTE:
A
equação avaliativa será à MF = N1 + N2 : 2
N1 =
Produção Textual (10) + Produção Oral – seminário e/ou produção de
audiovisual (10)
N2
= Leituras dos textos e participação nas atividades propostas* (5) +
Pontualidade e frequência (5).
*Pequenas
produções textuais tais como registros, fichamentos de textos, resenhas e
esquemas poderão ser pedidos ao longo do semestre e incorporados à N2.
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8. REFERENCIAL
BIBLIOGRÁFICO
BÁSICO
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CAMARGO,
Ana Maria Faccionli de. Sexualidade(s)
e Infancia(s): a sexualidade como tema transversal. São Paulo: Moderna:
Campinas – SP, 1999.
FURLANI,
Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de
gênero, orientação sexual e igaulade étnico-racial numa proposta de respeito
às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LEITE,
Amanda M. P. Educação, gênero e sexualidade: entreolhares e problematizações.
In: LEITE, Amanda Mauricio Pereira; ROSA, Rogerio Machado (Org.) Módulo 3: educação, escola e violências.
Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2011.
LOPES, Cida. Coleção Sexo
e Sexualidade. [S.L.] BrasiLeitura,
[2000].
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação – Uma perspectiva pós-estruturalista. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado – Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
NECKEL,
Jane Felipe. Erotização dos Corpos Infantis. In: LOURO, G.L., NECKEL, J.F., GOELLNER, S.V.
(Orgs.). Corpo,
Gênero e Sexualidade – um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, p.53-65, 2003.
PCNs. 1997. Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
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COMPLEMENTAR - Obs.: Novas obras poderão ser incluídas de acordo com os
diálogos estabelecidos em aula.
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ARIÈS,
Philippe. Historia social da criança e
da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
CANDIA, Caterina
Ma3rassi; BOTELLA, Marcedes Palop;
LOPEZOSA, Pilar Millagón e MORFA, José R. Díaz. Minha Primeira
Coleção de Iniciação
Sexual e Afetiva.
São Paulo: Impala Brasil Editores, 1996.
FURLANI,
Jimena. Educação Sexual:
do estereótipo à representação
– argumentando a favor da multiplicidade sexual, de gênero
e étnico-racial. In: RIBEIRO, Paula
Regina Costa (Org.). Corpo, Gênero
e Sexualidade – Discutindo práticas educativas. Rio
Grande: Editora
da FURG, pp.46-58, 2007.
FURLANI,
Jimena. Mitos e Tabus
da Sexualidade Humana
– subsídios ao trabalho
em Educação Sexual. 3ª Ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2007.
MEYER,
Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria
e política. In: LOURO,
G.L., NECKEL, J.F. & GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, Gênero
e Sexualidade. Um
debate contemporâneo na
educação. Petrópolis,
RJ: Vozes, p.09-27, 2003.
POSTMAN,
Neil. O Desaparecimento da Infância.
Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org). Documentos
de Identidade – uma introdução às teorias
do currículo. Belo
Horizonte: Autêntica, 2001a.
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INSTRUÇÕES SOBRE O BLOG
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Uma das ferramentas a serem utilizadas a
fim de estabelecer diálogo entre as temáticas elencadas no item 4 do referido
Plano de Ensino, é o blog. Ao longo
do semestre, algumas atividades (individuais e coletivas) serão solicitadas. Para
tanto, você precisará acessar este espaço para contribuir com a discussão
reflexiva. O caminho é bem simples. Click
em: uftped.blogspot.com e acesse a
reportagens, filmes, exposições e temas afins sobre as temáticas abordadas
nas unidades de ensino deste plano. Como se trata de uma construção coletiva,
você deverá participar ativamente construindo também este espaço enviando sugestões
e postagens.
à Boa navegação!
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Palmas, 2015 Profa. Me. Amanda Leite
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