Leo Moreira Sá entoa a oração de sua "santa padroeira", Simone de
Beauvoir. "Que nada nos defina. (...) Que a liberdade seja nossa própria
substância", prega ele em "Lou&Leo", documentário cênico em que
relata a sua vida, em cartaz no Espaço dos Satyros.
"Leo é um homem em um corpo feminino que desceu ao Hades e voltou para
passar a experiência", diz o diretor Nelson Baskerville, que vê
"Lou&Leo" como um "Luís Antônio-Gabriela" (premiado espetáculo sobre
o irmão transexual do encenador) invertido.
Leo, 55 anos, nasceu Lou--Lourdes Helena. Define-se como um homem em
processo. Viveu surtos (e abusos sexuais) na adolescência, quando as
formas femininas de seu corpo começaram a se anunciar.
O ator Leo Moreira Sá, que está em cartaz no espetáculo 'Lou&Leo' |
Adulto, mobilizou-se pelo anseio de sentir-se um ser íntegro. "Quem era
eu? O que era eu? Quem sou eu? O que sou eu?", se perguntava.
Sempre à procura de respostas, cursou ciências sociais na USP. Lá,
integrou o grupo punk feminino As Mercenárias, ocupando o banquinho de
bateria de Edgard Scandurra.
O discurso libertário da banda e de pensadores como Margareth Mead,
Michel Foucault e Simone de Beauvoir ajudaram Leo a trocar o desejo de
enquadramento pelo questionamento sistemático das imposições da
sociedade.
"A transexualidade me possibilitou um olhar crítico sobre a cultura
heteronormativa. Estar fora dos padrões me fez ver que o problema não
está em mim, mas na formatação dos conceitos de homem e mulher", diz
ele, que ficou preso por tráfico de drogas de 2004 a 2009 e encontrou
abrigo no teatro após cumprir pena.
Ingressou na Cia. Os Satyros e conquistou o prêmio Shell de iluminação
de 2012,em parceira com Rodolfo García Vázquez. Com o dinheiro recebido,
fez a mastectomia total e passou a ter imagem mais condizente com sua
essência.
Leo vive uma catarse em "Lou&Leo". Se não conseguiu expulsar seus
fantasmas, já dialoga com eles, sem medo: "Hoje vejo que meus demônios
continuarão na minha vida, sentados comigo em uma eterna mesa de
negociação".
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